Orientações aos pacientes e familiares

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de câncer, é natural que no primeiro momento surjam algumas dúvidas e a sensação do desconhecido cause alguns medos e muitas perguntas, tanto nos pacientes como nos familiares. É muito importante que um médico oncologista seja consultado para que acompanhe o paciente e indique o melhor tratamento.

Selecionamos 5 dicas que vão ajudar a você passar por esse processo:

1. Cada caso é um caso
Não existe uma regra quando se fala de câncer. A doença se comporta de maneira diferente em cada pessoa. A forma de encarar um diagnóstico também é diferente para cada um. Não faça comparações.

2. Converse sobre outros assuntos
A menos que a pessoa que está enfrentando o câncer queira falar sobre a doença, guarde a conversa sobre isso para a próxima consulta médica. Evite falar apenas sobre a doença.

3. Seja otimista
Ofereça encorajamento, dê força no enfrentamento da doença. Comprovadamente as palavras positivas são importantes para que possamos criar um ciclo de pensamentos e atitudes motivadoras que tendem a melhorar o ânimo para enfrentar os desafios da doença.

4. Respeite o espaço
Não leve para o lado pessoal se o seu ente querido aparenta estar querendo se isolar. Todo mundo sofre do seu jeito, às vezes a pessoa quer apenas um tempo para ficar sozinha. Saiba o momento de dar espaço.

5. Busque apoio
Não é fácil cuidar de alguém querido e ter que lidar com os próprios sentimentos ao mesmo tempo. Você também precisa de apoio, mas não espere isso justamente da pessoa que precisa tanto do seu apoio. Procure ajuda de outra maneira, de um amigo, familiar ou profissional, se achar necessário.

Dica de ouro: Releve as mudanças negativas. Acima de tudo, lembre-se que apesar do que possa acontecer, vocês passarão por isso juntos e logo as coisas voltarão a ser como antes ou ainda melhor. Essa é a oportunidade ideal para que a fé seja exercitada e a busca por Deus intensificará o equilíbrio nesse momento.